domingo, março 21

Dia Mundial da Poesia

Comments
 



Caem as folhas...transmutam-se em poesia.


Imediatamente após a entrada do Outono, hoje, 21 de março, comemora-se O Dia Mundial da Poesia, data promulgada pela UNESCO. Apesar de coincidir com o início do nosso Outono, que também tem sua beleza, esta data foi escolhida por causa da Primavera, que no Hemisfério Norte começa hoje , dada a sua visceral ligação com o gênero lírico. O ar enche-se de perfumes, cores, flores e poesia.

Poesia, arte ou dom de compor versos, é um gênero literário onde a linguagem é utilizada para fins estéticos, recriando ou reinterpretando a realidade. A poesia está na raiz de toda a literatura mundial. As primeiras manifestações literárias da língua portuguesa também ocorreram sob a forma de poesia, nas cantigas líricas, como a Cantiga da Ribeirinha, ainda em galego-português.

A expressão “poesia” ou “poema”, em geral, se aplica à estrutura de texto que é escrita em versos. Os versos são as “linhas” do poema. Um conjunto de versos forma uma estrofe. Algumas características básicas da poesia são o ritmo, a divisão em estrofes, a rima e a métrica, que é a contagem das sílabas poéticas dos versos. A poesia moderna pode adotar o verso livre, desprendido da rima e da métrica.

Já falamos de poesia em outras ocasiões por aqui:

"A poesia é reconhecidamente a forma de expressão literária mais antiga que se tem notícia. A tradição conta que a manifestação poética mais antiga que se conhece é o Poema da criação “Enuma Elish”, escrito na Babilônia cerca de 2.000 a.C.
Odes aos deuses ou à natureza, épicos de cavalaria ou em cânticos para o simples deleite da alma, a poesia é também uma das formas de criação literárias mais pessoais. Ali, o autor, quando assim deseja, imprime seus mais profundos sentimentos. Revela de forma bem peculiar uma visão emocional ou conceitual de idéias, fundamentadas numa visão de mundo que é seu do ponto de vista particular.
Escrever poesia é comunicar emoções. Ela pode ser criada para enaltecer o belo, por meio de palavras seletas, ou pode servir simplesmente para excitar a alma, drenar as emoções contidas."


&&&

Aproveitando o clima lírico gostaríamos de solicitar àqueles que se derem ao trabalho de comentar o post que acrescentem versos, de sua autoria, caso se sintam à vontade e desejem, ou que indiquem poemas dos quais gostem ou lembrem com prazer. A idéia é produzirmos um post com as indicações dos visitantes. Ou seja, o próximo post sobre poesia será feito pelo leitor do Voz. Combinado?







Ser poeta é...
(...)
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
(...)

Florbela Espanca


Palavras da UNESCO sobre o dia de hoje:

Ms Irina Bokova, Diretora-Geeral da UNESCO, declarou por ocasião da abertura das comemorações do World Poetry Day 2010:

“Sobre o Dia Mundial da Poesia 2010, lembremos que a poesia é um território universal em que os povos podem se conhecer através de palavras de todas as cores, ritmos e musicalidade. Palavras que, independentemente do idioma em que foram criadas, vão longe em busca de uma luz que capta a perfeita essência do ser humano, a dignidade de cada pessoa.



Tony