quarta-feira, março 3

Voltando a enxergar

Comments
 
Recentemente por causa de um problema visual de uma tia, que precisou de uma cirurgia, tive a oportunidade de frequentar o Instituto dos Cegos de Fortaleza.

O Instituto dá apoio aos cegos, ensina Braille, tem banco de olhos , clinica moderna que fazem cirurgias de pequeno , médio e grande porte...

Foi muito interessante observar o vai e vem dos deficientes visuais e o que me chamou a atenção foi a alegria e gentileza , estão sempre com um sorriso.

Mas o motivo que me fez escrever esse post foi ter presenciado uma cena que me encantou.

Enquanto esperava a minha tia sair da sala de cirurgia, fiz amizade com um casal, os dois já idosos, com mais de 70 anos, ele com um tampão no olho esquerdo, soube que ele tinha operado e que não enxergava do olho direito pois tinha perdido a visão do olho direito num acidente muito jovem.

Estranhei o fato de ele não ter operado antes , pois cirurgia de catarata é tão simples. Ele não operou com medo da frustação de não dar certo, e só quando o filho pagou foi que criou coragem. Chegou a hora de tirar o tampão, e foi muito interessante , a primeira coisa que ele fez foi olhar para a mão e disse que estava enxergando, e como uma criança , mexia os dedos , olhava para a mão encantado, não dá para descrever a expressão dele.

De repente ele como num estalo olhou para a esposa e a expressão dele se transformou, passou a mão no rosto dela, e não sei se ela percebeu, me senti uma felizarda por ter presenciado esse momento, mas a expressão dele era de encantamento, poucas vezes vi uma cena assim, e nunca num casal da idade deles.

Fui chamada na sala de recuperação , quando voltei eles já tinham saído, e eu tive a certeza que nunca esquecerei esse momento mágico, são momentos como esses que dão sentido a vida.