segunda-feira, março 15

Dia Nacional da Poesia

Comments
 
Não esqueci o Dia Nacional da Poesia, que foi comemorado ontem. Na verdade eu estava pensando em algo maior: O dia Mundial da Poesia que se comemora dia 20 de março. A data de 14/03 lembra o nascimento do escritor baiano Castro Alves (1847-1871), que movido pelos ideais de liberdade e justiça, defensor ferrenho do fim da escravidão, escreveu obras grandiosas como “Navio Negreiro” e “Espumas Flutuantes”.



No contexto cultural e histórico da Antigüidade e da Idade Média, os poemas eram cantados ao som da lira, daí "gênero lírico", e sua estrutura era rígida. Uma das formas mais clássicas da poesia é o Soneto, surgido na Itália no século XIII e muito explorado por Petrarca, Camões e Gregório de Matos, entre muitos outros.

Com o advento do Modernismo, os poetas adotaram o verso livre, desprendendo-se da rigidez da forma (métrica) e da rima do clássico soneto. O estilo do verso livre foi seguido por grande parte dos poetas contemporâneos.


Afinal, um pouco de lirismo e de liberdade nesta vida tão "Techno" não pode fazer mal a ninguém. Longe de querer ser um clássico, Tony também escreve poesias de vez em quando:
.



Sonho terminal


Viverei todos os sonhos esta noite

Correrei o mundo apagando meus erros

Tomarei banho pelado no rio outra vez.

Procurarei velhos amigos,

Revisitarei bordéis,

Morrerei amanhã.
.

Hoje mesmo correrei o mundo

Tornarei aos campos de minha infância

Buscarei minhas próprias pegadas.

Não me esperem pro jantar,

Morrerei amanhã.

.

Esta noite tem que durar para sempre.

Viverei cada segundo

E como em meus sonhos

Encontrarei velhos amigos,

Revisitarei bordéis,

Tomarei banho pelado no rio

Morrerei amanhã.
...












Amor em todos os tempos

.

Nem tudo que me lembras

É pretérito.

Se te magoei é passado.

As memórias que carrego

Viverei no futuro

Pois o que sinto por ti

Ainda é presente.

De forma incondicional

Se nosso amor é mais-que-perfeito,

Ter você é imperativo.

.










Apaixonada


Sonho acordar sem muito alvoroço

Sentindo tua carne intumescida

Roçar a minha pele adormecida

Teu hálito soprando meu pescoço.

.

Quero que meu olhar seja o endosso

Do que a boca confessa umedecida

Quando me vês assim entristecida

É que por mim teu suspirar não ouço.

.

Quero andar contigo abraçada

Adormecer exausta em teus braços

Como toda mulher recém-casada

.

Esquecer quem sou pra seguir teus passos

Ser tua alma gêmea, ser sempre tua amada
Realizar teus sonhos mais devassos.


Calíope, musa da poesia

Fonte: alltheweb

Boa semana a todos!