segunda-feira, dezembro 13

Martha Medeiros entre os 100 brasileiros mais influentes de 2010

Comments
 


A revista Época dessa semana traz uma lista das 100 pessoas mais influentes de 2010, que se destacaram em várias áreas de atuação. É a quarta edição feita anualmente, e conta com a colaboração dos leitores que fizeram suas indicações pelo site e por indicações de especialistas de várias áreas.

Ao olhar a lista vejo que a escritora Martha Medeiros figura entre os 100 escolhidos. Sou fã do trabalho dela.

Se você não conhece o trabalho dessa gaúcha, que principalmente em suas crônicas consegue dizer o que nós mulheres gostaríamos de falar , não tem como não se identificar.

Seu último livro: Fora de mim
Em Fora de mim, a autora vai ainda mais fundo na descrição de sentimentos universais provocados por essa perda, comparada por ela a um acidente de avião, em que os sobreviventes "percebem a perda de altitude, a potência enfraquecida das turbinas e o desastre iminente, até que acontece a parada definitiva da aeronave, (...) e sobe do chão um silêncio absoluto, (...) a quietude amortizante de quem não respira, não pensa, não sente nada ainda."

A autora inicia sua narrativa visceral no instante da despedida, da queda, do fim trágico, nem além nem aquém da dor maior: quando se tem a certeza de que não há mais volta. Aos poucos, o leitor vai compreendendo como tudo aconteceu, como tudo afinal foi ficando fora de controle.

Recém-separada de um casamento longo e pacífico, a protagonista se apaixona loucamente, embora não cegamente, por um outro homem, de personalidade conturbada, com quem vive uma intensa paixão. Consciente do mergulho, a mulher pressente que no fundo daquela relação só acabaria encontrando a escuridão da dor. Mesmo assim, dá o salto. E perde. A entrega aqui é um vício sem saída.

Outros textos publicados da autora no blog.