quarta-feira, janeiro 12

Blogagem Coletiva - Blog Retrô

Comentaram (10)
 
Visitando o blog da Luma li sobre a blogagem coletiva Blog Retrô, idealizado pela Elaine Gaspareto do Blog Um pouco de mim

A blogagem consiste em escolher um post de cada mês de 2010 e publicar, o critério de escolha pode ser o post que você mais gostou de fazer, ou o que mais lhe surpreendeu.

Escolhi o texto em que meu colega de blog, o Tony fala da tragédia ocorrida em Angra dos Reis e Ilha Grande no inicio de 2010 em que ele pergunta: Porque?

Aproveitando o gancho do seu post, quantas vezes nos perguntamos porque acontecem reviravoltas na nossa vida? Na maioria das vezes, quando pensamos que está tudo correndo bem, vem um vento sudoeste e muda tudo, você fica se perguntando como isso aconteceu. Semanas, dias atrás você estava feliz comemorando como a vida é bela e num piscar de olhos seu mundo cai.

Ainda bem que a tempestade passa e você fica tranquilo novamente, pelo menos até a próxima ventania, que vai bagunçar tudo de novo.

Comentários (10)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Excelente escolha do post, que infelizmente, continua bem oportuno...
Eu é que e enganei e comentei no post original, mas vale de qualquer forma...
A pergunta agora é: até quando vamos ver e rever cenas como estas???

Um abraço
1 resposta · ativo 741 semanas atrás
Carla, acho que enquanto o homem não aprender a respeitar os limites que a natureza impõe, teremos cenas como essa. Algumas mortes poderiam ser evitadas se não fosse a ocupação indevida das encostas.
Bjos.
Devemos nos lembrar que a culpa é distribuída e nem sempre é culpa. Há catástrofes naturais mais poderosas que a força humana, mas certamente pode-se reduzir seus efeitos ou evitar catástrofes de menor porte. Infelizmente não se pode conter um tsunami ou um vulcão, simplesmente não há como. Nestes casos é evacuar e tentar salvar o que se puder. O jeito é melhorar a previsão de ocorrência destes fenômenos que fazem parte da natureza em que vivemos, mas ainda estamos bem longe disso.
1 resposta · ativo 742 semanas atrás
Benno, realmente quando a natureza se revolta ninguém segura....
E como isso já vem acontecendo com frequência, realmente tinham que melhorar as previsões e alertarem a população, para que não se perdessem vidas, que os prejuízos fossem apenas material.
Bjos
Infelizmente o post do Tony parece que foi escrito hoje, e... para as Organizações Globo, a culpa da tragédia ocorrida na Região Serrana do Rio é do Lula, por não ter feito obras de contenção e de prevenção de encostas e a repressão à ocupação irregular das mesmas, ignorando que o governo federal não tem atribuição para fazer nada disso, que são atribuições das Prefeituras e dos Governos Estaduais...

O Globo finge não saber que o governo federal tem recursos financeiros para estados e municípios mas que só pode liberá-los mediante existência de projetos, o que raramente ocorre..

Quem tem atribuição para fazer mapeamento de risco é a Prefeitura ou o Governo do Estado.

Quem tem atribuição para reprimir as ocupações ilegais ou de risco nas encostas (incluindo a ocupação dos riscos nos morros da Zona Sul do Rio) é a Prefeitura e o Governo do Estado.

Quem tem atribuição para construir obras de contenção de encostas é a Prefeitura ou o Governo do Estado.

Quem tem atribuição para construir obras de amortecimento das enxurradas é a Prefeitura ou o Governo do Estado.

O governo federal, somente se solicitado e mediante projeto adequado, pode liberar algum recurso financeiro mas o grosso desses recursos têm que vir dos cofres das Prefeituras e dos Governos dos Estados.

...

enquanto isso as organizações globo, atribuem as tragédias ocorridas em São Paulo ao volume de chuvas, ou seja, a culpa é de Deus e de São Pedro ... e nem mencionam que o famigerado serra paralizou as obras de desassoreamento do rio Tietê e transferiu os recursos destinados às mesmas para a publicidade ...

uma lástima tudo isso.

beijos Lu
1 resposta · ativo 742 semanas atrás
Layla, infelizmente para as vítimas, não importa de quem é a culpa, o fato é que perderam vidas e para muitos tudo o que construíram numa vida inteira.
Todos tem culpa, o governo que é omisso, seja no âmbito federal, estadual e municipal, sem citar nomes, seja a própria população que ocupa o solo indevidamente, a especulação imobiliária desenfreada, e como bem citou o Benno, as forças da natureza, catástrofes naturais, a natureza se rebelando e quando isso acontece, ninguém segura.
Que as vítimas que ficaram sejam fortes para recomeçar, muitas do zero.
Bjos.
Tony, foi esse o principal motivo de ter escolhido esse texto, e como disse o Paulo muito atual.
Bjos.
Bela ideia, e o texto, li na época e ele será sempre atual

Beijo Lu
1 resposta · ativo 742 semanas atrás
Paulo, realmente o texto é bem atual, a tragédia se repete, só mudou o endereço.
Bjos.
Gente!

Que trágica coincidencia: a tragédia se repetiu. Desta vez na região serrana de Petrópolis-RJ. Se Deus sabe o que faz isso com certeza não é obra dele. Melhor nem perguntar...

Bem oportuno o texto Lu,

Bjo

Postar um novo comentário

Comments by