quinta-feira, setembro 15

...e a Bienal heim!

 


Acabou de acabar a XV Bienal do livro do Rio de Janeiro. As estatísticas acusam que o brasileiro lê pouco, no entanto, eventos como este parecem demonstrar o oposto. A Bienal do Rio foi dominada por crianças e jovens. Sabemos que isto é um referencial localizado e não basta para mudar as estatísticas, mas é muito bom ver crianças e adolescentes envolvidos, garimpando livros tietando seus autores preferidos. Segundo os organizadores cerca de 700 mil pessoas estiveram no Riocentro, bem mais que durante a Bienal de 2009.


Foram três pavilhões do Riocentro lotados de Editoras, livrarias e eventos literários e culturais. Antes de percorrer a primeira alameda de estandes eu já tinha leitura para o resto do ano. O jeito foi sentar um pouquinho e folhear a garimpagem. Aliás, ali não é preciso garimpar muito; o “ouro está na flor da terra”!


A Bienal do Rio acabou, mas deixa marcas importantíssimas para a formação do hábito de leitura e para contestar as estatísticas de que o brasileiro lê pouco. Aguardemos. A próxima Bienal do livro do Rio de Janeiro já está programada para o período de 5 a 15 de setembro de 2013. Está na agenda! E, enquanto esperamos a próxima, nada nos impede fazer turismo literário, não é mesmo? Até 2013 teremos a FLIP (Paraty), a Bienal de São Paulo, a Bienal do Ceará, a Bienal de Minas Gerais, ah! São tantas impressões!


Bom final de semana a todos!