sábado, abril 21

BookCrossing

Comentaram (12)
 

Achei a proposta do blog Luz de Luma super interessante. BookCrossing, a alforria de livros empoeirados e esquecidos na estante. É uma iniciativa que promove a leitura e o combate à traça, além de fazer com que o livro cumpra o seu papel: conquistar novos leitores, coautores, e reeditar-se através de novas interpretações.

Na verdade, periodicamente faço uma triagem nas minhas estantes. E sempre retiro da clausura pelo menos meia dúzia deles. A separação não é fácil, mas tenho que admitir, é necessária. Há sempre um ou dois que comecei a ler e não concluí, nem retomarei a leitura. Há também aqueles que a gente guarda para ler novamente, mas na maioria das vezes isto não acontece. Novas leituras nos aguardam. Portanto, o jeito é fazer com que estes esquecidos voltem a circular e encantar outros leitores.

Dentro da proposta de Luma, acabei por retirar da estante oito livros. Seis deles, didáticos; deixei-os, felizes, numa biblioteca universitária. Os outros dois, que merecerão comentários neste espaço, são: “Quem mexeu no meu queijo”, de Spencer Johnson, e “Marley e Eu”, de John Grogan. Deixei-os numa praça muito frequentada por estudantes, perto de onde estudo, com o bilhetinho padrão do BookCrossing blogueiro.

O primeiro, o do queijo, foi alvo de comentários aqui no Voz. Aliás, por ocasião da minha primeira postagem no blog. Assim, comentarei apenas o “Marley”.

Li “Marley e Eu” logo após ter perdido meu cão, companheiro de 12 anos. Sansão era muito educado, obediente, limpo e sempre vigilante. Não fazia as necessidades no canil, mesmo que ficasse lá por dois dias. Passei a admirá-lo mais ainda depois que ele foi substituído.

Boy, o novo “companheiro”, totalmente avesso ao primeiro. Tudo que é arte que você possa imaginar ele fazia, quer dizer, ainda faz. Já completou três anos. Não é mais um bebe!  Mas continua puxando roupa do varal, comendo meus calçados, etc. É a encarnação do cão protagonista do livro.

O livro fez muito sucesso. Marley fez carreira também no cinema e na televisão. Foi publicado posteriormente o Marley 2  e, depois desse sucesso todo, outros pets também ganharam status de protagonistas em livros e filmes. Esse tipo de leitura virou lugar comum, e a ideia de uma segunda leitura perdeu a razão de ser.

Então, vá Marley! Siga seu destino encantando novos leitores.


Comentários (12)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Eu tb participo da campanha todos os anos.
O seu livro liberto é sem dúvida um título que vai agradar.
Parabéns
1 resposta · ativo 675 semanas atrás
OI yoyo,

A campanha é muito válida, temos que apoiar.

grato pela visita,

bjos
Oi Tony! Já estive várias vezes aqui no blogue e vocês devem ter visto pelo facebook, mas para comentar só agora tive um tempinho. Obrigada por participar do BookCrossing Blogueiro!! Estamos lançando sementes, assim como outras pessoas com seus projetos de leitura. No final, queremos um país melhor, um mundo mais humano e a leitura é um caminho para a abertura das mentalidades. Beijus,
1 resposta · ativo 675 semanas atrás
Olá Lma,
Foi uma satisfação participar, de vez em quando libero alguns livros, através do Bookcrossing fica mais interessante.
_bjos
Olá,
O livro que vc libertou é incrível!!
Eu e a filha o lemos com gosto...
Bjm de paz e ótima tarde de Domingo!!!
1 resposta · ativo 675 semanas atrás
tanbem curti bastante do livro.

Boa semana pra vc Rosélia,

bjos
Olá

Participando pela quarta vez, hoje libertei o meu livro. Prazer em conhecer o seu espaço.
Não li o livro, mas vi o filme. Belo romance.
bjs
1 resposta · ativo 675 semanas atrás
Então vc já é uma libertadora dos escravos da traça. Muito bom!
É apenas minha primeira vez neste movimento.

bjos
Super bacana...Participo pela primeira vez!!!
Amei todo o ritual, foi maravilhoso.
Paz e bem
1 resposta · ativo 676 semanas atrás
Legal né!

Tambem participo pela primeira vez. é um processo inovador de criar um circulo de leitores.
Paz!
a inicitava é válida, porém tenho mais ciúmes dos meus livros do que do meu marido...hahaha

prefiro comprar livros novos para doação. ;)
1 resposta · ativo 676 semanas atrás
É compreensível Rami,

Tenho alguns livros dos quais não me desfaço.
abraço

Postar um novo comentário

Comments by