quinta-feira, abril 5

Saber envelhecer

 
Foto: Maria Teijeiro - Coleção: Digital Vision
*
Seria um pouco difícil e até presunçoso da minha parte, querer sugerir uma receita, qualquer que seja a finalidade, que se aplique igualmente a todas as pessoas. Pior ainda, em se tratando de comportamento humano. Por exemplo, “como envelhecer bem”. Mas, até que seria bom se a gente se preocupasse com a velhice antes de sua chegada.
          Cada ser humano é um universo, e como tal, é único, com seu biótipo, com suas habilidades, limitações e idiossincrasias. Não adianta a gente querer ditar padrões de comportamento.  No entanto, se você chegou, com boa saúde física e mental e com o favorecimento da genética, ao ponto de tomada de decisão, ou seja, ao momento em que começa a se preocupar com a “maturidade”, então fica um pouco mais fácil pensar em alguma receita no sentido de envelhecer bem. Sim, porque ninguém consegue se preocupar como envelhecer se não tem saúde, se não vislumbra longevidade ou não teve a sorte de poder fazer escolhas no tempo certo.
Portanto, não avalie o seu estado de envelhecimento pelas rugas, pelos cabelos brancos, se é que ainda os tem, pelo número de aniversários que já comemorou ou pelos anos de carteira assinada. Por falar nisso, aposentadoria também não é certificado de senilidade válido. Tem muita gente fazendo da aposentadoria, apenas um momento de mudanças, inclusive de patrão. Tudo bem que muitos continuam trabalhando por necessidade, mas tendo sempre a saúde em primeiro lugar, isso só lhes acrescentará autoestima.
Sentindo-se bem, continue trabalhando, menos, se puder, e continue aprendendo. Faça aquele curso de artes ou de dança que sempre quis fazer, estude outros idiomas. Henry Ford disse certa vez que “Aquele que deixa de aprender é um velho, tenha oito ou oitenta anos. Aquele que continua aprendendo mantém-se sempre jovem”. Sem abrir mão do laser, mantenha seu cérebro trabalhando como antes, e o coração também.
Procure manter atividade física regular. Faça caminhada, natação, ciclismo ou dança de salão, alguma atividade que você goste e que seja adequada ao seu estado físico. Não deixe a máquina enferrujar.
Além da saúde física e mental, busque seu próprio conhecimento e crescimento espiritual e, acima de tudo, continue amando e não exclua o sexo das suas atividades, de seus projetos; sexo é vida!
Cícero dizia que “As melhores armas para a velhice são o conhecimento e a prática das virtudes. Cultivados em qualquer idade, eles dão frutos soberbos ao termino de uma existência bem vivida”. Tudo bem que de Cícero para cá muita coisa mudou. As virtudes perderam um pouco o sentido e já existem soluções para a falta de "ânimo". Mas, ele dizia também que “A juventude, que vê os prazeres de perto, os usufrui intensamente, mas a velhice que os considera de mais longe, tira deles o proveito suficiente”. E, ainda, que “Nenhum prazer é superior ao do espírito”.
Desculpem! Acho que acabei ditando uma receita, rss.
Bom final de samana!
Ps: Não espere a maturidade chegar para ser apresentado a ela. Leia “Saber Envelhecer” Cicero.