quinta-feira, julho 24

Rapadura deixa de ser marca internacional

Comments
 



Após se tornar alvo de disputa diplomática entre Brasil, Alemanha e EUA, o nome "rapadura" deixou de ser marca registrada e voltou a ter uso liberado internacionalmente.

A empresa alemã Rapunzel Naturkost possuía desde 1989 o registro do nome "rapadura" para seu açúcar orgânico. No último dia 11, anunciou que desistia de manter a marca, atendendo a pedidos brasileiros.

A Rapunzel Naturkost havia feito o registro na Alemanha e nos EUA, o que fazia com que produtores de rapadura que quisessem exportar para esses países tivessem que pagar royalties pelo uso do nome.

Apesar de o primeiro registro ter sido feito em 1989, só no ano passado a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) do Ceará decidiu encaminhar uma notificação extrajudicial às embaixadas da Alemanha e dos EUA para reclamar da situação.

O principal argumento contra o registro do nome é que se trata de um produto genérico, vinculado ao patrimônio histórico e cultural de países da América Latina e, sobretudo, ao Nordeste brasileiro.

A negociação com a empresa alemã foi conduzida pela embaixada do Brasil em Berlim. A empresa aceitou registrar o nome composto "rapadura Rapunzel" no lugar de "rapadura".

Para saber mais veja aqui


A rapadura é um produto sólido, de sabor doce, obtido pela concentração a quente do caldo da cana-de-açúcar, sua principal matéria-prima.

A rapadura é rica em potássio, ferro, cálcio e fósforo, possui grande teor energético.

Tem rapadura para todos os gostos, com coco, castanha de cajú, clara,escura, só precisa ser consumida com moderação por causa de seu alto valor energético. Já tive a oportunidade de ir a um engenho e acompanhar todo o processo de fabricação da rapadura desde a moagem, a garapa da cana é muito boa, o cheiro da cana nos tachos em várias etapas é fantástico.

O sertanejo come a rapadura de várias maneiras: com feijão, farinha,com queijo de coalho (delícia), ela adoça café, doces, e pode ser utilizada de inúmeras maneiras.


Que todos tenham um excelente fim de semana.