quarta-feira, fevereiro 11

Você é um envelhescente

Comments
 
VOCÊ É UM ENVELHESCENTE
Mário Prata

Se você tem entre 45 e 65 anos, preste bastante atenção no que se segue. Se você for mais novo, preste também, porque um dia vai chegar lá. E, se já passou, confira.
Me disseram, que a vida do homem se dividia em quatro partes: infância, adolescência, maturidade e velhice. Quase correto. Esqueceram de nos dizer que entre a maturidade e a velhice ( entre os 45 e 65 ), existe a ENVELHESCÊNCIA.
A envelhescência nada mais é que uma preparação para entrar na velhice, assim como a adolescência é uma preparação para a maturidade. Engana-se quem acha que o homem maduro fica velho de repente, assim da noite para o dia. Não. Antes, a envelhescência. E, se você está em plena envelhescência, já notou como ela é parecida com a adolescência? Coloque os óculos e veja como este nosso estágio é maravilhoso:
Já notou que andam nascendo algumas espinhas em você? Notadamente na bunda?
Assim como os adolescente, os envelhescentes também gostam de meninas de 20 anos.
Os adolescentes mudam a voz. Nós, envelhescentes, também. Mudamos o nosso ritmo de falar, o nosso timbre. Os adolescentes querem falar mais rápido; os envelhescentes querem falar mais lentamente.
Os adolescentes vivem a sonhar com o futuro; os envelhescentes vivem a falar do passado. Bons tempos...
Os adolescentes não tem idéia do que vai acontecer com eles daqui a vinte anos. Os envelhescentes até evitam pensar nisso.
Ninguém entende os adolescentes... Ninguém entende os envelhescentes... Ambos são irritadiços, se enervam com pouco. Acham que já sabem de tudo e não querem palpites nas suas vidas.
Às vezes, um adolescente tem um filho: é uma coisa precoce. Às vezes um envelhescente tem um filho: é uma coisa pós-coce.
Os adolescentes não entendem os adultos e acham que ninguém os entende. Nós, envelhescentes, também não entendemos eles. "Ninguém me entende" é uma frase típica de envelhescente.
Quase todos os adolescentes acabam sentados na poltrona do dentista e no divã do analista. Os envelhescentes, também a contragosto, idem.
O adolescente adora usar uns tênis e uns cabelos. O envelhescente também, sem falar nos brincos.
Ambos adoram deitar e acordar tarde.
O adolescente ama assistir a um show de um artista envelhescente ( Caetano, Chico, Mick Jagger). O envelhescente ama assistir a um show de um artista adolescente ( Rita Lee ).
O adolescente faz de tudo para aprender a fumar. O envelhescente pagaria qualquer preço para deixar o vício.
Ambos bebem escondido.
Os adolescentes fumam maconha escondido dos pais. Os envelhescentes fumam maconha escondido dos filhos.
O adolescente esnoba que dá três por dia. O envelhescente, quando dá uma a cada três dias, está mentindo.
A adolescência vai dos dez aos vinte anos; a envelhescência vai dos 45 aos 65. Depois, sim, virá a velhice, que nada mais é que a maturidade do envelhescente.
Daqui a alguns anos, quando insitirmos em não sair da envelhescência para entrar na velhice, vão dizer: "é um eterno envelhescente"! Que bom.




Photobucket




Postando um comentário

não saber ser o que se é o mesmo que não ser, ou viver uma mentira... enganar a si mesmo é o pior tipo de hipocrisia, pois não há chance da mentira colar. eu me confesso um envelhescente mas pretendo nunca vir a ser ranzinza ou chato como boa parte dos velhos são, cuido da minha saúde fazendo exercícios todos os dias, mas não tenho a menor pretensão de parecer mais jovem do que sou, faço apenas para manter a saúde e me sentir bem, e olha que isso me tem feito muito bem. não tenho o menor interesse em mulheres jovens demais para mim, os frutos amadurecidos me parecem mais saborosos que os verdes e a beleza para mim é uma coisa relativa. não se pode avaliar a beleza de uma pessoa pelos padrões da juventude se ela não é jovem (na minha opinião fazer isso é um contrasenso beirando a burrice, tipo avaliar a beleza de hipopótamo pelos padrões de beleza de um elefante), sabe, eu não me identifico muito com os envelhescentes descritos no texto, assim como não me identificava com os outros adolescentes quando eu estava nesta fase, acho que sou diferente, mas não sei se isso é melhor é pior e acho que ser de um jeito ou de outro está muito desde que seja autêntico, mas prefiro ser do jeito que eu sou e estou bem feliz deste jeito, e espero que continue assim até o fim dos meu dias. me sonho é partir deste mundo com um sorriso estampado no rosto.
Beijo
Benno