Muito se fala nas mudanças climáticas causadas pelo aquecimento global, que por sua vez é causado pelas ações do homem, o maior predador do planeta.
Em nome do progresso, vem destruindo o planeta, com fábricas , carros que poluem, queimando florestas, destruindo as nascentes dos rios, ocupando o planeta de forma desordenada, matando ecossistemas que exterminam fauna e flora.
O resultado dessas e outras ações predatórias; não precisa ser cientista para perceber, o clima está cada dia mais maluco, moro em Fortaleza-Ceará e não lembro de ver tanta chuva no mês de Julho, e a cada ano que passa a estação do calor fica mais quente, as pessoas não estão se importando em manter o verde, cada dia que passa menos se plantam árvores, e os poucos terrenos que ainda tem algum verde , acabam sendo negociados por construtoras que como primeira providencia derrubam todas árvores.
Já tive a infelicidade de presenciar uma cena dessas, nesse pequeno espaço viviam oito espécies de pássaros, que eu observava diariamente, o que aconteceu com eles? Os pássaros das cidades estão cada dia menores e famintos.
Se nunca observou isso, dê uma olhada a sua volta, que você vai constatar que praticamente só se vê árvores nas praças ( que são poucas , na maioria das cidades), e nas ruas e avenidas, e quando são plantadas ninguém pensa se essa árvore vai alimentar os pássaros e sim se vão sujar as ruas.
Como cidadãos conscientes e atuantes temos que tentar melhorar esse quadro, seja plantando árvores , alimentando os pássaros, tentando poluir menos o nosso ar, a nossa cidade, o nosso pais, e o planeta, pois a poluição viaja e isso está afetando regiões remotas como a Groelandia.
O Greenpeace está documentando o degelo de um dos maiores glaciares da Groelandia, para denunciar o efeito do aquecimento global, na região Ártica. As imagens são belas, mas chocantes , se levarmos em conta que o degelo está acontecendo de forma acelerada.
Fotos: Greenpeace/Nick Cobbing
fonte: BBC Brasil