quinta-feira, junho 24

O texto e a leitura:

Comments
 

a luz e cor



Quem lida no campo das letras sabe que os atos de ler e escrever são indissociáveis para a plena vivência da língua escrita. A relação entre ler e escrever é semelhante à interação entre luz e cor: as cores, sem luz, não existiriam. A luz, por sua vez, sem os objetos coloridos a refletí-la não teria nenhum efeito visível. O mundo seria sem forma, sem cor, sem imagem, horrível.

Da mesma forma, o texto sem o leitor não cumpriria sua missão. Seria pregar no deserto. De que valeriam, então, excelentes textos, belos poemas, sem que alguém os decodificassem e os entendessem, alguém que reconhecesse ali, naqueles rabiscos enfileirados, a mensagem do outro? O texto não surtiria efeito algum, não completaria o seu ciclo.

Visto dessa forma, enquanto leitores somos igualmente coautores da obra literária, pois o texto não cumprirá o seu papel sem as diferentes interpretações de seus leitores. É muito gratificante, portanto, saber que através da minha leitura colaboro com Cervantes, com Machado, com Shakespeare.

É interessante, ainda, observar como a cada leitura que você faz de um mesmo texto novas revelações emergem. Isto porque, passado algum tempo de efetiva leitura você evoluiu, sua percepção do código escrito melhorou, seus interesses mudaram e você, certamente, conhece melhor o autor agora. É como ler com outros olhos, com uma lente de aumento ou com uma luz mais intensa.

Quanto mais intensa a luz, mais intensas são as cores e você perceber outras nuances. Da mesma forma, como acontece com as cores sob a luz, assim ocorre com os textos perante o leitor: quanto mais se lê, maior é a habilidade de leitura.

Seja coautor de grandes obras, colabore com os grandes escritores. Leia mais! Leia sempre!


Boas leituras!