segunda-feira, julho 5

Conhecendo as diferenças: Leite

Comments
 
Você sabia que existem vários tipos de leite? Além do leite em pó , de caixinha, de saco, eles são classificados por tipos: A, B, C.

O leite de saquinho passa por um processo de pasteurização em que é submetido a um choque térmico para eliminação de bactérias, nesse caso menores que a do leite de caixinha o UHT que significa ultra-alta-temperatura por isso ele tem uma validade maior que o leite de saco.

O leite também pode ser desnatado, semi-desnatado e integral, o que determina é o teor de gordura, no desnatado ele não passa de 0,5% e no integral pode ser até seis vezes maior.

A classificação do leite pasteurizado em A, B ou C é baseada na eliminação de bactérias na pasteurização, na manipulação desde a ordenha até a indústria e a quantidade de microorganismos que é gerada.

Tipo A: A ordenha é sempre mecânica e o leite vai direto para um tanque, onde é resfriado, e já sai para a máquina embaladora.

Tipo B: As vacas permanecem em estábulos, o que ajuda na manutenção das condições de higiene. A ordenha também pode ser manual ou mecânica.

Tipo C: A ordenha pode ser manual ou mecânica e as vacas ficam soltas no pasto. O leite é armazenado em abrigos rústicos, mas refrigerados, antes de seguir para a usina onde será embalado.

O leite A e B são muito parecidos na sua composição, os dois são praticamente integrais , o tipo A tem mais gordura e menos proteína que o B.
O tipo A é o que tem menos microrganismos, pois não há nenhum contato manual na produção , todo o processo é mecanizado.
O leite tipo C tem aproximadamente 3% de gordura.

Agora você já pode olhar a classificação do leite e saber o porque dele ser A,B ou C.

Desejo uma semana produtiva a todos.