segunda-feira, julho 5

Conhecendo as diferenças: Leite

Comentaram (10)
 
Você sabia que existem vários tipos de leite? Além do leite em pó , de caixinha, de saco, eles são classificados por tipos: A, B, C.

O leite de saquinho passa por um processo de pasteurização em que é submetido a um choque térmico para eliminação de bactérias, nesse caso menores que a do leite de caixinha o UHT que significa ultra-alta-temperatura por isso ele tem uma validade maior que o leite de saco.

O leite também pode ser desnatado, semi-desnatado e integral, o que determina é o teor de gordura, no desnatado ele não passa de 0,5% e no integral pode ser até seis vezes maior.

A classificação do leite pasteurizado em A, B ou C é baseada na eliminação de bactérias na pasteurização, na manipulação desde a ordenha até a indústria e a quantidade de microorganismos que é gerada.

Tipo A: A ordenha é sempre mecânica e o leite vai direto para um tanque, onde é resfriado, e já sai para a máquina embaladora.

Tipo B: As vacas permanecem em estábulos, o que ajuda na manutenção das condições de higiene. A ordenha também pode ser manual ou mecânica.

Tipo C: A ordenha pode ser manual ou mecânica e as vacas ficam soltas no pasto. O leite é armazenado em abrigos rústicos, mas refrigerados, antes de seguir para a usina onde será embalado.

O leite A e B são muito parecidos na sua composição, os dois são praticamente integrais , o tipo A tem mais gordura e menos proteína que o B.
O tipo A é o que tem menos microrganismos, pois não há nenhum contato manual na produção , todo o processo é mecanizado.
O leite tipo C tem aproximadamente 3% de gordura.

Agora você já pode olhar a classificação do leite e saber o porque dele ser A,B ou C.

Desejo uma semana produtiva a todos.

Comentários (10)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Não sou muito fã de leite mas é sempre bom aprender. Gostei!!
Lu,

É importante saber disso, embora eu não goste de leite.

Como você está, Lu? Estava com saudades dos seus textos.

Beijos.
1 resposta · ativo 769 semanas atrás
Valdeir, eu quase não apareço por aqui ultimamente, é a vida complicada ,sem tempo para nada.

Mas está tudo bem. Obrigado por me visitar. Bjos
Gosto muito de leite, vc sabe né?
Agora vou classificar melhor o que eu bebo amiga. bjs
1 resposta · ativo 769 semanas atrás
Sarvianésia, que bom te ver por aqui, eu fui atrás porque num só dia comprei um B e um C e não sabia a diferença, e olhe que os bezerrinhos tomam muiito leite. Bjos
faz tempo que eliminei o leite animal da minha dieta...tomo leite de soja enriquecido com suco de frutas, não é tão gostoso, porém é mais saudável.

beijos
1 resposta · ativo 769 semanas atrás
Layla, não gosto do leite de soja, e hoje a gente já come soja demais , em quase tudo tem soja. Alguns biscoitos só tem gosto de soja, eca,rs.
Bjos
Lu. DETESTO LEITE!!! rsrs. Tem texto no Sub Mundos. Bjus.
http://submundosemmim.blogspot.com
Eita! Não sabia que era baseada na eliminação de bactérias e achava que fosse pela qualidade, maior ou menor quantidade de água. Pensava que a pasteurização fosse igual em todos os processos. Uso apenas para fazer iogurte e normalmente o leite de caixinha integral, também pelo gosto, já que em casa ninguém tem problemas de peso, colesterol ou diabetes.
Boa semana!!
1 resposta · ativo 769 semanas atrás
Luma , eu também não sabia, só descobri quando fui atrás de saber a diferença entre um e outro tipo, achei interessante, principalmente se levarmos em conta que o leite é a base de muito do que se consome no dia a dia.
Bjos

Postar um novo comentário

Comments by