Navegando pela Net, encontrei um tal de “Manifesto São Paulo para os Paulistas”, uma petição on-line, onde um grupo de paulistanos se diz oprimido pela presença nordestina naquela capital e pede apoio, através de blogs e comunidades no Orkut, para expulsar os nordestinos de São Paulo. Loucura de poucos ou de muitos?
A internet nos põe a todo o momento em contato com a estupidez humana e nem sempre podemos simplesmente trocar o link e ignorar. Neste caso, não pude. É de dar náuseas o preconceito expresso no texto e nos comentários contra os nordestinos. Xenofobia, fascismo, nazismo, tudo isso encontrei no tal manifesto e lembrei-me que não faz tanto tempo assim, um homem, baixinho, postando um ridículo bigode, começou a divulgar suas teses racistas e anti-semistas, assim como os seus objetivos para a Alemanha. No início poucos o levaram a sério, porém o desfecho todos nós, infelizmente, conhecemos. Há limites para a inteligência humana. Para a estupidez não há limite.
É necessário que tais manifestações de preconceito sejam denunciadas. A Safernet tem parceria com Ministério Público e tem formulário específico para denúncia contra Racismo, Xenofobia e Intolerância religiosa, Neonazismo, Apologia e Incitação a crimes contra a Vida, Homofobia e outros.
O Ministério Público Federal também aceita denúncias via rede: Aqui .
Diga não ao preconceito você também, clique nos links acima e denuncie!
Nós, nordestinos, embora sejamos rudemente perseguidos e vítimas de discriminação por parte de alguns preconceituosos, sentimos orgulho da nossa cultura, do nosso sotaque e da nossa contribuição para o crescimento do Brasil.
Enfim, sejamos baianos, cearenses, pernambucanos, mineiros, gaúchos, paulistas ou nascidos em outros estados, somos todos brasileiros e responsáveis por fazer deste País uma grande Nação, livre de preconceitos.
Lugirão
Tania Tum Tum · 767 semanas atrás
Saudadessss
Li seu post, já havia lido na NET, e como Nordestina, claro que me sinto indignada, infelizmente muitos paulistas e paulistanos se acham melhores mesmo, mas adoram passar ferias no Norte e Nordeste, e o que seria da "grande" metropole se não fossem, a mao de obra que vem de fora...do estado, alias qts familias existem aqui em SP os tais quatrocentoes?! Mas o maior problema é que no fundo não vai acontecer NDA...como esta materia colocada ai pela Layla...data de 2006, como agir se o tal "homem politico" fala uma imbecilidade destas e ainda assim é eleito.
Agora calar-se...ou abrira boca e gritar?! Sera que estes imbeciloides, são de fato paluistas?! tenho minhas duvidas viu...basta entra no 'bus" "metro" "trens" "empresas de todos os portes e lá estamos nós ..Nordestinos e Nortistas sim com orgulho...
Beijos .
Yuri · 767 semanas atrás
layla · 767 semanas atrás
16/08/2006 - 12h25
Problema na educação em São Paulo se deve à migração, diz Serra
Da Redação
Em São Paulo
O candidato tucano ao governo de São Paulo, o ex-prefeito da capital José Serra, participou de entrevista ao vivo nesta quarta-feira ao programa SPTV, da TV Globo de São Paulo. Na entrevista, Serra creditou os maus resultados da educação no Estado aos "migrantes" e se esquivou da pergunta sobre sua permanência no governo de São Paulo até o fim do mandato caso seja eleito em outubro.
Questionado sobre o mau desempenho do Estado de São Paulo em avaliações nacionais de educação, o tucano creditou os maus resultados aos migrantes que vêm para o Estado. "Diferentemente dos Estados do Sul [que foram os primeiros colocados na avaliação], São Paulo tem muita migração. Muita gente que continua chegando... Este é um problema", afirmou. ( http://eleicoes.uol.com.br/2006/estados/saopaulo/... )
Pois é e ainda tem gente que acha que esse homem pode ser o presidente de TODOS os brasileiros.
Lugirão · 767 semanas atrás
Francys Oliva · 767 semanas atrás
beijitus
Lugirão · 767 semanas atrás
Concordo em parte contigo, algumas coisas realmente crescem por darmos muita importância a elas. Nesse caso específico discordo. Como nordestina , me ferveu o sangue saber disso e não deu para ficar calada, acho que esse tipo de atitude tem que ser denunciada...
Bjos e boa semana.
Luma Rosa 49p · 768 semanas atrás
Lugirão · 768 semanas atrás
Fico pensando se retirassem todos os nordestino e seus descendentes, como ficaria São Paulo, uma coisa é certa deixaria de ser a megametrópole que é.
Seria interessante de se ver....
Lindinha · 768 semanas atrás
Li essa loucura toda, difícil crer que em pleno século XXI ainda existam pessoas com esse comportamento tão xenofóbico, preconceituoso...
Acredito que de uns tempos para cá tem aumentado bastante esse tipo de preconceito não só aos nordestinos mas em um contexto geral.. assim diria.. :S
Beijos linda.
Lugirão · 768 semanas atrás
Bjos.
Mamis de Marte · 768 semanas atrás
Lugirão · 768 semanas atrás
Acho que as pessoas estão é sem objetivos de vida, por isso ficam inventando essas coisas totalmente sem noção da realidade.
Tony · 768 semanas atrás
Durante o ciclo da borracha, no seculo XIX, foram os nordestinos que se enterraram na amazonia para retirar a matéria prima necessária a industria automobilistica do pais; durante a II Guerra outra vez os nordestinos foram para amazonia retirar a borracha pra suprir as necessidades da guerra; na construção da estrada de ferro Madeira-mamoré eles também estavam lá; quando alguem sonhou construir Brasília, foram os nordestinos que foram lá realizar o sonho dos brasileiros; quando inventaram de construir a ponte Rio-Niteroi, novamente nordestinos estavam lá; na construção da Transamazonica, o "paraíba" tava lá; na construção da maior hidrelétrica do mundo, Itaipu...basta, né? Acho que esse povo preconceituoso deveria é agradecer a presença do nordestino ou de qualquer outro que venha para contribuir para o crescimento social, cultural e economico do seu Estado e do seu país.
Parabém pelo post Lu.
Lugirão · 768 semanas atrás
@alissondahora · 768 semanas atrás
J.F.S · 768 semanas atrás
Se São Paulo não carrega o Brasil nas costas, quer dizer que o Nordeste pode viver sem o Bolsa Familia?
Se sim, estão recebendo porque? Por que eu não quero que o meu dinheiro seja usado desta forma
Lugirão · 768 semanas atrás
@alissondahora · 768 semanas atrás
Lugirão · 768 semanas atrás
Estive recentemente em São Paulo, passei 21 dias conhecendo a cidade, e como toda grande metrópole tem gente de todo o mundo. A comunidade Japonesa é enorme, sem contar italianos, tem até bairros como referencia. Não entendo porque o preconceito com os nordestinos, que construíram essa cidade junto com os paulistas, japoneses, italianos e tantos outros povos, e todos tem orgulho da sua cultura , e essas pessoas que atacam os nordestinos deveriam canalizar essa energia para divulgar o que eles tem de melhor e não o que tem de pior.
Falam mal , mas estão sendo preconceituosos, mal educados, desrespeitosos e se brincar muitos desses que se dizem paulistas, não escapariam de uma minúcia genética e se descobririam descendentes dos tão horríveis nordestinos.
Já vi gente casada com nordestino, ter filhos dessa pessoa, desfrutando a nossa terra e falando mal, sem o menor escrupúlo, e nós é que somos mal educados.
E só para concluir, eu tenho um filho que mora em São Paulo, paga aluguel, impostos, gera renda para várias pessoas, ah! e ele não saiu para tentar a sorte em São Paulo, uma empresa paulista que veio atrás dele e deu tudo o que ele pediu para tê-lo no seu quadro de funcionários.
Pois é no Nordeste tem dessas coisas e só eu tenho mais dois desses.
Adao Braga · 768 semanas atrás
Em 1991 estive em Guarulho e uma nordestina, dona Didi, chorou muito quando recebeu a visita do lider do coral para notifica-la de que haviam reunidos e decidido que ela seria afastada do coral. O motivo, você nem imagina:
- Lamento irmã! A senhora canta afinado, sabe as músicas ensaiadas, mas, o seu sotaque atrapalhas os coristas, e destoa o coral.
Preconceito e exclusão!
layla · 768 semanas atrás
beijos Lu