quarta-feira, abril 27

Ética na Rede

Comments
 
Outro dia, navegando por este mundo de “oh meu Deus!”, deparei-me com um texto bastante familiar. Tudo bem que neste mundo da “criação” tudo é uma imensa intextualidade (imitação), mas não precisamos copiar ipsis litteris a obra do outro! A não ser em citações ou resenhas críticas devidamente referenciadas.

Pois bem, o tal texto era um post do Voz Ativa, copiado na íntegra para outro blog sem nenhuma referencia ou créditos aos verdadeiros criadores do texto.

Blogar é uma atividade livre, informal, no entanto, a Lei de Direitos Autorais e da ética, em primeiro lugar, também se aplicam a ela. Vamos ficar blogados, quer dizer, ligados!

Ontem (26 de abril) foi o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, uma ótima oportunidade para se pensar nessas pequenas coisas. A propriedade Intelectual abrange não só as patentes industriais, mas também os diretos autorais. Blogs, assim como os Sites de Internet, embora estejam sujeitos a termos de uso da plataforma digital, são propriedades de seus criadores, e os conteúdos de sua responsabilidade. Se você gostou de um certo trabalho, divulgue, link, mas não oculte a verdadeira origem, mencione a autoria do texto. Isto, além de primar pela ética na Blogosfera, fortalece o Blog do outro e o seu.

Blogar tem que ser uma atitude consciente e limpa. Sucesso!







&&&