quarta-feira, abril 27

Ética na Rede

Comentaram (7)
 
Outro dia, navegando por este mundo de “oh meu Deus!”, deparei-me com um texto bastante familiar. Tudo bem que neste mundo da “criação” tudo é uma imensa intextualidade (imitação), mas não precisamos copiar ipsis litteris a obra do outro! A não ser em citações ou resenhas críticas devidamente referenciadas.

Pois bem, o tal texto era um post do Voz Ativa, copiado na íntegra para outro blog sem nenhuma referencia ou créditos aos verdadeiros criadores do texto.

Blogar é uma atividade livre, informal, no entanto, a Lei de Direitos Autorais e da ética, em primeiro lugar, também se aplicam a ela. Vamos ficar blogados, quer dizer, ligados!

Ontem (26 de abril) foi o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, uma ótima oportunidade para se pensar nessas pequenas coisas. A propriedade Intelectual abrange não só as patentes industriais, mas também os diretos autorais. Blogs, assim como os Sites de Internet, embora estejam sujeitos a termos de uso da plataforma digital, são propriedades de seus criadores, e os conteúdos de sua responsabilidade. Se você gostou de um certo trabalho, divulgue, link, mas não oculte a verdadeira origem, mencione a autoria do texto. Isto, além de primar pela ética na Blogosfera, fortalece o Blog do outro e o seu.

Blogar tem que ser uma atitude consciente e limpa. Sucesso!







&&&

Comentários (7)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Tony, infelizmente tem muita gente por aí que faz isto..... com esta febre de postar para conseguir visitas, saem copiando e colando por aí.....
Se report ao administrador do site e dê nome aos bois a ele.... assim é uma forma de mostrar que está ligado e que plágio é crime e pode sim ser punido!
Beijo no coração
É carissimo costumo dizer que escrever é uma arte que a maioria não tem e aqueles que dizem "saber" sempre se aproveita dos outros, mas, estes não duram por muito tempo.
bjs.
PS. Infelizmente há pessoas que não sabem da existência da palavra credito.
1 resposta · ativo menos de 1 minuto atrás
É Francys,

na blogosfera, como na atmosfera, a falta de ética é a mesma!

bjos
Também concordo, Tony, porém neste mundo virtual as regras são meio complicadas e de ética pouco sobra para podermos ter nossos escritos pertencentes a nossa criação intelectual preservados.
Francamente tenho pena dessas pessoas que precisam se apropriarem dos conteúdos alheios para manterem seus espaços.
Faço assim, apesar de não gostar e achar deselegante - mas quando isso acontece eu dou nome ao boizinho que cometeu o desatino.
Tem um que até parou de me seguir, pois teve a ousadia de copiar e colar um poema meu em seu blog na íntegra sem ao menos mudar uma palavras. Até um erro gráfico que tinha foi parar, assim, como passe de mágica nas páginas dele.
Hoje não sei onde está o indivíduo.
Chamava-se Luis Carlos, era do Rio Grande do Sua e seu blog tinha o nome de Divagar se vai ao Longo.
Grande abraço
1 resposta · ativo 727 semanas atrás
O blog dele devia ser bem "divagar" mesmo!
Abraço amiga e grato pelos comentários.
Tony, também já tive o desprazer de ver textos do Voz copiados , no famoso Ctrl C, ctrlV, infelizmente... o campeão são os post do Patativa do Assaré...
Bjs
1 resposta · ativo menos de 1 minuto atrás
É sempre bom quando alguem elogia seu post e linka, referencia, mas simplesmente copiar não é "legal".

bjos

Postar um novo comentário

Comments by