sexta-feira, junho 5

Orquídeas:

Comments
 
Uma excentricidade da natureza


Colecionar ou cultivar plantas raras ou exóticas é típico de pessoas que tem sensibilidade e gosto apurado. E isto faz destas pessoas seres também especiais. Cultivar orquídeas, bromélias ou bonsais é uma paixão.


Quer algo mais especial que as orquídeas? Acho-as fantásticas. Suas formas exóticas são fascinantes. Não cultivo nenhuma, se querem saber, mas as admiro e cultivo amigos orquidófilos. E de vez em quando, aprecio o orquidário deles; é um passatempo desestressante.


As orquídeas apresentam-se em muitas formas; das mais simples às mais exóticas e produzem um efeito fotográfico magnífico. Apesar de a grande maioria das espécies não serem exatamente o que se pode chamar de “bonitas”, é seu formato intrigante que atrai muitos aficcionados, principalmente as espécies menores.

*
Essas plantas exóticas invocam imagens românticas, eróticas, raras e belíssimas muitas vezes. Remetem a paraísos tropicais, jardins reais, buquês de debutante, e muito mais se você ficar divagando. A família das orquídea é realmente o maior no mundo, com mais de 30.000 espécie e centenas de milhares de híbridos espalhados por todos os continentes, exceto a Antártida.


A maioria das orquídeas (lat. cien. Orchideae ou Orchidaceae) são epífitas — crescem em troncos de árvore e ramos usando-os apenas como suporte, sem retirar deles alimento, como, p.ex., as bromélias e orquídeas. Ou seja, não são parasitas como muitos pensam. Outras são terrestres, mas cresce em restos de matéria orgânica ao invés de solo propriamente. Em média uma planta leva de 4 a 5 anos para produzir flores. Com os cuidados adequados, a planta florescer de forma contínua.

Para cultivo doméstico, o sucesso das suas orquídeas vai depender da escolha da espécie adequada às condições de iluminação e temperatura de sua casa. Por exemplo, a espécie Cattleya gosta de luz intensa e das temperaturas mornas (24º a 29º C), enquanto a espécie Masdevallia gosta da luz baixa e das temperaturas entre 17º e 20º C. Uma vez que você escolheu uma planta adequada às suas condições ambientais, a necessidade de molhar e adubar é bem reduzida.

Existem coleções particulares magníficas e cultivar orquídeas além de ser uma paixão, é considerado um dos passatempos mais nobres do mundo. Se você aprecia ou quer conhecer melhor esse hobby visite os sites especializados, como o orkideas , por exemplo, ou o orquidário da sua cidade.

Este post dedico a esses amigos especiais que tem um gosto tão especial e a todos os admiradores das excentricidades da natureza.
*

Grande abraço e curtam as plantinhas, ah e os orquidófilos claro!.