sábado, junho 27

Vem aí a FLIP 2009

Comments
 

Enquanto alguns lutam para abolir os livros das em escolas, em benefício da mídia digital, outros não medem esforços para multiplicá-los, divulgá-los e promover sua leitura de forma democrática.

Tem início dia primeiro de julho, indo até 05 de julho, uma das principais festas literárias do mundo, a FLIP 2009 – Feira de Literatura Internacional de Paraty, cuja primeira edição ocorreu em agosto de 2003.

A FLIP já recebeu brasileiros ilustres como Ariano Suassuna, Millôr Fernandes, Ferreira Gullar, Luis Fernando Verissimo, Lygia Fagundes Telles e muitos outros. Estiveram lá também nomes como Salman Rushdie (indiano, autor de “Versos Satânicos” e Margaret Atwood (canadense, autora de “A Tenda”).

A feira, que acontece anualmente na cidade de Paraty, Estado do Rio de Janeiro, desde 2003, e é um paraíso para as “traças”, constitui uma oportunidade “única” para se conhecer a obra e o autor no mesmo lugar, e ainda por cima, aproveitar para gozar as delícias e o lirismo de uma cidade colonial encantadora, candidata ao título de Patrimônio Cultural da Humanidade.

Paraty fica no litoral sul fluminense, a 261 km da capital. Até o final deste mês o Comitê do Patrimônio Mundial -UNESCO - se reunirá em Sevilha, na Espanha, para definir os locais que integrarão a lista do patrimônio da humanidade. Cultuada por tantos valores históricos, culturais e turísticos, a belíssima Paraty tá na briga.

Voltando à FLIP, o tradicional show de abertura, na quarta-feira, será por conta de Adriana Calcanhoto. Entre outros eventos haverá oficina literária, encontros com poetas, exibições de cinema, debates, leituras comentadas, shows e muitos livros para folhear, é claro. Entre os convidados, a feira receberá também cineastas, repórteres e músicos. Nas praças, os livros brotam das árvores. Por iniciativa de algumas editoras e autores, os livros são pendurados nos jambeiros em praça pública para atrair os leitores ávidos por novos “sabores”.

Dentre os autores convidados confirmaram presença, Arnaldo Block, Bernardo Carvalho, Chico Buarque, Alex Ross e Angélica Freitas. Consulte a página oficial da
FLIP para ver maiores informações e a lista completa de convidados, que são mais de trinta.


Acho que acabei comentando mais o passeio que o evento. É Paraty, não tem como não falar.

Quem puder se dar esse presente, não perca a chance. É realmente um passeio com muitos atrativos. Vai lá! É tudo para ti.
***