segunda-feira, fevereiro 21

A evolução da educação

Comentaram (5)
 
Recebi o texto por email , retrata o que se vê na prática no dia a dia, eu mesma já passei por situação parecida,  as pessoas precisam de uma calculadora para fazer contas simples...

A Evolução da Educação:
 
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...


Leiam o relato de uma Professora de Matemática:

Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.

Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender.
Por que estou contando isso?
Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:


1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?

2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?

3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?

4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00


5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
(  )SIM (  ) NÃO


6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00


7. Em 2011 vai ser assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.

O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
(  )R$ 20,00 (  )R$ 40,00 (  )R$ 60,00 (  )R$ 80,00 (  )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo está 'pensando'
em deixar um planeta melhor para nossos filhos...

Quando é que se 'pensará'
em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Comentários (5)

Carregando... Logando...
  • Logado como
O que dizer...E não é só na matemática.
Não demora muito e um chip será implantado e pronto.
Raquel, Tony, Carla, ontem mesmo passei por uma situação semelhante, eu explicava uma operação simples e a pessoa não entendia, foi preciso mostrar o que tinha feito várias vezes, para que a mesma entendesse, se é que entendeu mesmo...
Obrigado pelos comentários...
É tão real quanto triste...
Mesmo naquelas escolas tradicionais os alunos patinam no mais simples...
Outro dia fiquei pasma: pedi pra um estagiário uma tarefa muito simples: encaminhar um laudo de exame para uma paciente. Dei pra ele o nome e o endereço, expliquei tudinho...
Sabem o que ele fez?
Viu no laudo o nome do laboratório responsável pelo exame, e enviou de volta!
Mas não deu "certo" porque ele endereçou sem colocar o nº do prédio e o correio devolveu (felizmente!)
Ou seja: hoje em dia eles não sabem nem como enviar uma correspondência!
Qual vai ser o futuro desta geração?
É de chorar...

Bj
É amiga, é a realidade.
As instituições publicas de educação estao preocupadas em cloocar tecnologia de ponta nas salas de aula. Mas será que alguem sabe usar! Antes de dar o peixe, ensinemos a pescar.
Do que adianta laptop na mão se o aluno nao aprender a ler, a escrever e contar?

bjo
triste né.... semana passada professor foi preso com questões na prova que faziam apologia ao crime.. muito triste

Postar um novo comentário

Comments by