domingo, março 15

Aniversário da net

Comments
 



Happy Birthday dear Net!





Olha! Que me desculpe a aniversariante; mas antes tarde do que mais tarde! Sexta-feira última a World Wide Web (WWW), a net para os íntimos, completou 20 anos de proveitosa existência. Parabéns para ela, e pra nós que podemos dispor de tão magnífica ferramenta.

Nada a ver com as premonições darks de uma sexta-feira 13. A Internet é algo que realmente deu certo. E xô pra lá gato preto!

Graças a ela podemos sonhar mais, viajar mais, conhecermos muitas pessoas sem sair de casa, estudar à distância e até mesmo amar à distancia, por que não?

No primeiro dia de janeiro de 1983 as máquinas da antiga rede Arpanet mudaram para o protocolo TCP/IP, um grande passo para a abertura da rede ao público mundial. Este protocolo é utilizado até hoje na Rede.


Muita gente comemora outros aniversários dela, como o dia da criação do protocolo TCP/IP. Mas apesar de não haver muito consenso neste aniversário, 13 de março de 1989 foi o dia em que o pesquisador do Centro de Pesquisas Nucleares (CERN) Tim Berners-Lee publicou um estudo mostrando como fazer a troca de documentos e pesquisas entre centros de pesquisa de todo o mundo. Pois até aquele momento, a rede era usada apenas pelos militares americanos e algumas instituições especializadas. Estava aberta a rede para uso mundial. Parabéns Mr. Berners!


E vivas ao mundo virtual!. Graças a ele podemos viver igual gatos: viver várias vidas, vestir diversos avatares. Enfim, viver uma second life, uma third life, e outras mais.

A "moça" tá na flor da idade, mas já carrega um mundo nas costas.


Parabéns!