segunda-feira, março 23

Internetês

Comments
 

Dia desses recebi um email, em que num texto muito curto foram escritas várias palavras ao estilo internetês, o mesmo foi a inspiração para fazer esse post.

Lembro que quando comecei a acessar o conteúdo de blogs e comunidades na internet o que mais me chamou a atenção foi essa linguagem própria. A principio não gostei , achei que era uma espécie de assassinato do português.

Tenho filhos jovens que vivem no Orkut, MSN... e vi que escreviam nessa linguagem própria e nem por isso deixaram de escrever corretamente, com passar do tempo eu mesma me vi escrevendo como eles.

Tem uma revista que acho muito interessante : Língua Portuguesa, que traz uma excelente reportagem sobre esse assunto.

O mais interessante é que essa linguagem é típica da internet, embora alguns professores critiquem, nos concursos, provas de seleção e provas de sala de aula, redação os alunos não a usam, o que mostra que ela se restringe ao universo virtual.

Vejam algumas expressões usadas no dia a dia dos bate-papos:

O ABC do internetês:

Aki: aqui
msg: mensagem
mto: muito
vc: você
blz: beleza
kd:cadê
fds: final de semana
net: internet
tb: também
tah: tá
tc: teclar, digitar, conversar
flw: falou
fmz: firmeza
tdo: tudo
qdo: quando
pq: porque
eai: oi
qnt: quantos
alg: alguém
ans: anos
axo: acho
q: que
nd: nada
ñ: não
naum: não
a v: a ver
xau: tchau
att: atualizar
add: adicionar
acc: aceitar
bjs: beijos
Abs: abraços
loko: louco


Se vc é um dos críticos desse tipo de comunicação, sugiro que dê uma olhada e veja se vc ñ usou essa linguagem em algum momento.

Encontrei esse video muito interessante que fala inclusive dos emotions, muito usados pelos jovens principalmente, que são aquelas carinhas que expressam emoções como tristeza, alegria, e são muito comuns , são usados até em emails.

Desejo uma semana produtiva a todos.


Photobucket