quarta-feira, junho 29

Bola de neve

Comments
 
Autor: Alexander Nicholson
Coleção: Digital Vision




A não ser que realmente haja algum ET preso nas masmorras contemporâneas, o ser humano é o único ser inteligente sobre a terra. O caso é que há tanta coisa intrigante entre a terra e o céu, entre humanos e animais, que às vezes duvido dessa racionalidade. Creio que não é só a razão que distingue humanos e animais!
Os homens, embora racionais, são os únicos "animais" que produzem lixo, e, como se isto não bastasse, são também os únicos que destroem seu próprio habitat. Onde vamos parar com essa irracionalidade? Iremos morar no "Planeta Lixo" em lugar do planeta água que tanto exaltamos em verso e prosa? E tudo por conta de um consumismo desenfreado!
Embora já seja grande o número de instituições ditas ecológicas, ambientalistas, sustentáveis e etc., há ainda muito a ser feito para desacelerar a escalada do lixo no nosso planetinha. A produção de resíduos leva pelo ralo muitos recursos naturais juntamente com o nosso mirrado dinheirinho. Por exemplo, pode-se promover a redução de embalagens duráveis, uma melhor e mais efetiva coleta seletiva de lixo, maior compromisso das indústrias com o lixo eletrônico e a reciclagem do que seria o desperdício.
Quanto ao lixo eletrônico (cerca de 50 milhões de toneladas por ano no mundo), que cresce assustadoramente, precisamos de políticas governamentais para a coleta e o tratamento desse material, que não pode acabar nas mãos do usuário final. Pois se trata de uma sucata que exige tecnologia apurada para seu reaproveitamento e que pode ainda ser muito valiosa para a indústria.
Precisamos cuidar do planetinha azul (por enquanto) antes que só reste uma flor sobre ele. Vamos, então, exercer nossa prerrogativa de único ser inteligente para deter a bola de neve (pra não dizer bola de lixo).
Já separou o seu lixinho hoje?

Licença Creative Commons
A obra bola de neve de tony foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.