segunda-feira, junho 20

Direitos

Comments
 



Fonte: Wikimedia Commons


É muito complexa a questão do Direito Autoral no Brasil. A nossa lei, neste campo, é talvez uma das mais rígidas do mundo, embora um pouco fora da realidade. De modo que é muito difícil fazer um bom trabalho de divulgação, arte ou crítica, mesmo em descompromissados Blogs, sem infringir a Lei.

Aqui, no Voz, sempre procuramos andar na linha, mas, se alguém percebeu algum furo, por favor, fique a vontade para nos dar um toque. Pois, blogar, apesar de ser uma atividade livre, informal, não está livre da Lei de Direitos Autorais, nem da ética.

Mas, felizmente, enquanto não se revisa essa lei engessada, os internautas vão se arrumando na Blogosfera como podem. Uma saída inteligente, que já vem sendo praticada há algum tempo, parte dos próprios autores. O próprio criador da obra ou instituições detentoras dos direitos disponibilizam textos, imagens e vídeos para uso livre, ou com pequenas reservas, desde que para fins não comerciais. Isso garante a existência de sites como a Wikipédia e dos Blogs em geral. Já imaginou se a Wiki tivesse que pagar direitos por todos os interlinks! Sem condições!

Assim, a solução é lançar mão de sites que disponibilizam obras de Domínio Público, Creative Commons ou Free of Rights. O material disponível neste tipo de portal são obras, vídeos, fotos ou textos, que estão livres de copywrite ou porque tem mais de 70 anos da morte do autor ou porque foram disponibilizadas pelo próprio autor. Porém, é bom lembrar de referenciar a obra, autor e fonte, ou seja, dar os devidos créditos.
Instituições como o Creative Commons promovem a adoção de licenças livres em setores-chave como educação, setor público de informação e processamento de dados.



Aproveito para indicar aqui alguns sites que disponibilizam imagens para uso público:
commons.wikimedia Wikimedia Commons
pdphoto pdphoto
freephotos freephotos
...









Abraço


Licença Creative Commons
Direitos de Tony é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso não-comercial-Compartilhamento pela mesma licença 3.0 Unported.