domingo, junho 26

Domingo feliz

Comments
 



Baseco, Manila - Sunset in Baseco (RF)
Mio Cade's Photography



Domingo é dia de passear, de ler, filosofar, recordar, poetar, brincar ou de não fazer nada se preferir. Só descansar, lagartear. Mas, hoje em dia, nas poucas horas de laser que temos, percebemos como a tecnologia mudou a nossa diversão. As TCI (Tecnologia de Comunicação e Informação) são a maravilha da modernidade, não resta dúvida. Mas, por que tudo tem que ter uma contrapartida negativa nesse mundo?
As crianças muito precocemente estão deixando as verdadeiras brincadeiras de criança e o que é pior deixando de ser criança. Brincam de forma virtual, só querem saber de computador e jogos virtuais, eletrônicos. Assim, vão crescendo sem conhecer o mundo real...será que isso é legal!?
Lembro que, quando criança, a gente brincava muito de cantar, dançar, correr, cantarolar, brincar de ciranda e declamar parlendas. A gente brincava, mas nem sabia o que era isso; parlenda? Parlendas são aquelas brincadeiras que consistem em declamação curtas e divertidas, poesia de crianças, acompanhada por música, ou apenas com rimas infantis, muitas vezes utilizadas como técnica de memorização.

Assim:

Hoje é domingo
Do pé do cachimbo
Cachimbo é de barro,
Bate no jarro.
O jarro é de ouro,
Bate no touro...

E essa:

Se a liga me ligasse
Eu também ligava a liga
Mas, como a liga não me liga
Eu também não ligo a liga.

Ou:

Sol e chuva
Casamento de viúva
Chuva e sol
Casamento de espanhol.

Por fim:

Entrou por uma porta
Saiu pela outra
Quem quiser
Que conte outra.

Raízes da poesia; acho que até musas e ninfas cirandavam com as crianças pelas praças e parques.
Conte a sua parlenda preferida; afinal é domingo!
Bom domingo!

Licença Creative Commons
A obra Domingo feliz de Tony foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial - Partilha nos Mesmos Termos 3.0 Não Adaptada.