segunda-feira, maio 26

BALÕES - BONITOS E PERIGOSOS

Comentaram (2)
 

O PERIGO DOS BALÕES
"Balão no céu, perigo na terra". Todo mundo já deve ter ouvido essa frase em algum lugar, mas as pessoas não costumam dar muita atenção a ela.Os incêndios causados por balões, podem ser bastante graves e podem destruir as casas, indústrias, plantações e até mesmo causar mortes.

A prática é crime sob pena de até três anos de detenção e mais multa de R$ 7,5 mil.

Com a proximidade das festas juninas aumenta a quantidade de balões em todo Brasil, neste feriadão várias pessoas foram presas.

“No passado, uma aeronave de grande porte da ponte aérea Rio-São Paulo, desviou de 34 balões em 45 minutos”.

Só em São Paulo, em dois anos, balões caíram em cima de um depósito de móveis, no Centro Cultural São Paulo, na pista do aeroporto, no telhado de uma casa, em chamas, sobre o barraco onde dormiam gêmeas de sete meses. Elas morreram. Um parou na rede elétrica que abastece a Grande São Paulo.

Para um balão de 15 metros de altura sair do chão são necessários 60 quilos de produtos inflamáveis. É como se ele levasse para o céu o equivalente a cinco botijões de gás. Na parte debaixo, perto da tocha, os baloeiros ainda amarram outros materiais perigosos como fogos de artifício.

Enquanto isso, seguranças de dez empresas petroquímicas na Grande São Paulo ficam 24 horas por dia de olho no céu. Se um balão cair numa refinaria as conseqüências são imprevisíveis.

Portanto, apesar de muto bonitos, eles são um risco para qualquer um que estiver no seu caminho, na hora da queda.


fonte de pesquisa: globo.com



Comentários (2)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Em países como Espanha, Portugal, Itália, México, os balões são reconhecidos como patrimônio cultural. Só no Brasil o balão é proibido. Concordo que essas bombas enormes voadoras que soltam aqui no Brasil são perigosíssimas. Fogueteiros de 15, 20 metros. Um atentado à segurança. Mas os inocentes balões juninos, que não voam nem mesmo 1 Km de distância, vejo que é um atentado à cultura brasileira, à religiosidade católica. Há que se separar o joio do trigo e regulamentar a soltura dos pequenos balões juninos que além de bonitos, são inofensivos e feitos com técnica e responsabilidade, só caem APAGADOS.
Gostaria de saber se posso publicar essa reportagem num livro de Ciências, para sexto ano.
Sou professora e escritora, e achei importante essa abordagem.
Aguardo resposta.
Neuza Martins

Postar um novo comentário

Comments by