quarta-feira, maio 7

Mudanças Climáticas/Aquecimento Global

Comments
 
Você já deve ter percebido que o clima da sua cidade tem mudado e em alguns casos mudado muito, ou chove demais, onde antes quase não chovia, ou tem seca onde antes não existia, sem contar que agora no Brasil, cada vez mais se fala em ciclones, e até terremotos, os especialistas dizem que a culpa é do aquecimento global e que nós somos os grandes vilões.

"O Aquecimento não significa apenas que haverá um leve aumento na média de temperaturas. O sistema em que a terra funciona pode mudar radicalmente".(Mark Lynas, conservacionista)

O volume de emanação de gases pelo efeito estufa é maior a cada ano. Os cientistas afirmam que, como conseqüência, a temperatura global média pode subir seis graus centígrados no próximo século. Por isso, o mundo está enfrentando mudanças radicais.

Mesmo que as emanações de gases que causam o efeito estufa acabassem da noite para o dia, as concentrações já presentes na atmosfera provocariam um aumento global de 0,5 a 1 grau centígrado. Mas o que aconteceria se a temperatura subisse mais um grau? As mudanças deixariam de ser graduais. As geleiras da Groenlândia e algumas ilhas baixas começariam a desaparecer. Com um aumento de três graus centígrados, o Ártico ficariam sem gelo durante os verões; a selva tropical da Amazônia começaria a secar e as temperaturas altíssimas seriam normais. Um aumento de quatro graus centígrados faria o nível do mar subir de modo considerável. Se somarmos mais um grau, viveríamos o fim das mudanças climáticas. As zonas que eram temperadas seriam inabitáveis. Os seres humanos entrariam em guerra pelos recursos naturais restantes. Com seis graus de aumento da temperatura chegaria o Dia do Juízo Final. Os oceanos seriam lixeiras marinhas, os desertos dominariam a Terra e as catástrofes seriam cotidianas.

Se não fizermos nada para evitar esta ameaça, qual seria o ponto de não retorno que indicaria que nada mais pode ser feito para impedir que o aquecimento global continue?

Como não sabemos com exatidão essa resposta, o que podemos fazer, são pequenas ações no nosso cotidiano, mas que se fossem feitas por todos fariam toda a diferença, um pequeno exemplo:que tal um dia na semana deixar o carro na garagem e ir ao trabalho de carona,transporte coletivo etc.... e não porque é dia de revezamento de placas, como existe em São Paulo, que em alguns dias circulam carros com final ímpar, ou pares, mas sim; porque você quer um planeta saudável, e se você leu o meu post anterior, em que incentivei que as pessoas saíssem de casa e apreciassem a natureza, faça isso para que tenha natureza para ser apreciada no futuro, e num futuro bem próximo.