sexta-feira, maio 16

PALAVRAS CRUZADAS

Comments
 

Quem nunca fez palavras cruzadas? você sabia que esse é um passatempo milenar?

Pois ele acaba de fazer aniversário no Brasil, tem a faculdade de estimular o cérebro, aumentando a capacidade de concentração e reavivando a memória.

Foi no EUA que nasceram as palavras cruzadas modernas, que no Brasil fizeram aniversário no mês passado.

Seu criador foi o jornalista inglês radicado nos EUA Arthur Wynne, que publicou as primeiras no jornal New York Sunday World em 1913. Wynne era o editor da seção de divertimento. Dos EUA, as cross words (palavras cruzadas) se condensaram em crosswords pelo fenômeno lingüístico da justaposição e rapidamente se tornaram popularíssimas.

O fato é que, mediante decalque (tradução literal da palavra ou expressão estrangeira), passaram para o português com o nome de palavras cruzadas. No Brasil, o primeiro diagrama de palavras cruzadas foi publicado em 22 abril de 1925 no jornal carioca A Noite.

Precursores
Dos milhões de apreciadores do passatempo em todo o mundo, poucos sabem que uma forma primitiva dele já era conhecida no Egito pelo menos desde 1.300 a.C. A primeira publicação dedicada só às palavras cruzadas e charadas no Brasil foi A Gazeta Recreativa, diz o editor de A Re­creativa, Adriano Mussolin.

A primeira edição saiu em outubro de 1950. Adriano é filho do fundador da editora A Recreativa, Owen Ranieri Mussolin, que morreu em 2002, com 80 anos. Owen Mussolin era então um funcionário do Banco do Estado de São Paulo, viciado em cruzadas, conta Adriano. Teve a idéia e convidou dois colegas do banco para criar a revista. Eles desistiram no meio do caminho, mas Owen, não. Acabou fundando a editora que mais tarde passou a publicar outras revistas. Atualmente são quatro, de níveis crescentes de dificuldade: Prática, A Recreativa, A Recreativa Relax e A Recreativa QI, que conquistaram milhares de leitores e assinantes.

Se quiser saber mais veja aqui