sábado, setembro 6

Abertura Paraolimpíadas de Pequim

Comments
 


Depois de duas semanas do término dos jogos Olímpicos o ninho do pássaro é palco da abertura das 13ª Paraolimpíadas.



A cerimônia de abertura deu início a 11 dias de competições em 20 modalidades, com níveis de dificuldade que variam de acordo com a deficiência de cada competidor. O Brasil será representado por 188 atletas que disputarão 17 modalidades , o Brasil só não terá representantes em 3 modalidades. E o objetivo é superar seu desempenho em Atenas, quando conquistou sete medalhas de ouro, 12 de prata e 14 de bronze, ficando com a 14.ª colocação.

A cerimônia começou às 9h de Brasília (20h no horário local). Os fogos de artifício para marcar a contagem regressiva e a multidão cantando o hino chinês. Logo em seguida, entraram atores com roupas coloridas de plástico. Os simpáticos “bonecos” fizeram uma coreografia animada para empolgar o público e, em seguida, formaram um imenso arco-íris no estádio.Logo depois entraram as delegações.



Em seguida, bailarino representando um pássaro de fogo desceu dos céus para “acordar” o cantor cego Cai Yuzhu e mostrar a importância de perseguir os sonhos mesmo após as adversidades. O artista emocionou o público e fez surgirem estrelas: 300 estudantes surdas, que encantaram com sua delicadeza em uma dança de signos.

A dança continuou a se fazer presente com a apresentação de uma pequena bailarina cadeirante, que emocionou ao som do Bolero de Ravel. Ao redor da menina, que perdeu a perna esquerda no terremoto que arrasou a província de Sichuan, em maio, outras bailarinas dançavam sentadas, com sapatilhas nas mãos, em uma sincronia entre beleza e superação.

Em uma exaltação à vida, a natureza não poderia deixar de brilhar. Ao som de um pianista cego, flores e animais apareceram no Ninho do Pássaro, abrindo caminho para a vaquinha Fu Niu lele, escolhida por ser uma figura representativa na cultura chinesa, símbolo de tenacidade.

Em seguida, um "mar" de pássaros, formado por 750 artistas, abriu caminho para os discursos de Liu Qi, presidente do Bocog, Philip Craven, presidente do Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), e do presidente chinês, Hu Jintao, que declarou a abertura oficial da competição.

A tocha foi carregada por atletas chineses com diferentes deficiências, tendo como ápice o esforço do sexto carregador e último carregador da tocha, o medalhista de ouro Hou Bin, que, mesmo auxiliado por um dispositivo eletrônico, ergueu-se, através de uma corda, até o cume do Ninho de Pássaro, acendendo a pira olímpica que, a partir de hoje, representa o espírito paraolímpico.

COMPETIÇÕES
As primeiras disputas, já com distribuição de medalhas, começam no domingo: basquete, bocha, ciclismo (pista), futebol de cinco, goalball, hipismo, judô, natação, tênis de mesa, tiro e vôlei

pesquisa e imagens aqui e aqui